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Dividimos em três períodos:
- Arcaico do século VII a partir do século VI aC.
- Clássica do século VI a meados do século IV aC.
- Helenístico de meados do século IV a partir do século II aC.
A área da Grécia era habitada por dois povos: Minojczcy (em Creta) e Micenas (Micenas). Um deles colabora desde cerca de 2000. BC de 1200 BC Os minóicos criaram a revista A liner e ela não é lida até hoje. Mykeni usou o script linear B e é lido. Povos que chegam à Grécia para: Dora (ocupada em toda a Grécia central e coberta por pelópons), Íons (atingem as áreas da vizinha Ásia Menor), Eólios
A civilização micênica entrou em colapso em vagas após 1200, os palácios foram destruídos, a escrita desapareceu, a cultura material empobrecida. O período entre 1100 e 800 aC determinado em conexão com a idade das trevas. Se você possui uma conexão subtribal grega específica. A geografia política também mudou. Atenas sobreviveu dos centros de Mykene. O mundo grego expandiu-se ainda mais: no século X aEC. Gregos do continente habitavam as ilhas do mar Egeu e a costa oeste da Ásia Menor. Na esfera da cultura material, a Idade das Trevas foi determinada pela disseminação gradual do ferro.
No período arcaico, uma carta é criada, dando origem aos poemas escritos por Homero, colonização, cidades do estado chamado Polis (conectando a cidade com terras adjacentes AEC.) Os primeiros Jogos Olímpicos ocorrem.
A democracia grega se desenvolveu no período clássico. A partir do século VI a partir do século V aC Houve uma guerra grego-persa. Este período termina com a guerra polonesa entre Atenas e Esparta (Atenas Perdida). Esparta não assumiu. Tebas (grego) governou por um tempo.
O período helenístico será famoso pela conquista da Grécia por Filipe II e seu filho Alexandre, o Grande (macedônio). Eles subordinam toda a Grécia, Pérsia, Irã e Ásia Central. Até 146 AEC A Grécia estará sob Roma.
As terras gregas foram divididas em: Grécia adequada - por sua vez, dividida em três partes: norte (Macedônia, Epiro, Tessália), central (Etólia, Beocja (Tebas), Ática), sul (Península Poloponez, Lakonia, Esparta) e Grécia Ilha Ilha asiática incluída na ilha do Mar Egeu e na costa da Ásia Menor (Jonia).
Sistema social de Atenas e Esparta
A sociedade ateniense no período clássico foi dividida em: Cidadãos - apenas os chamados filhos de Atenas, ou seja, pessoas cujos ancestrais foram os fundadores de Atenas (eles lidavam com artesanato, comércio, cultivavam o papel de ofício e também participavam de Assembléias Populares), Metojek - estrangeiros permanentemente estabelecidos (lidavam com comércio e artesanato), escravos - eles eram prisioneiros de guerra e filhos de escravos (eles trabalhavam em casa como criados também trabalhavam em oficinas, fazendas e minas de prata).
A sociedade Esparta foi dividida em: Espartatas - eles moravam em Esparta e guarnições (participavam das chamadas Assembléias Populares, eram líderes durante as guerras, supervisionavam os helots), Periojków - essas pessoas viviam nas cidades e nos arredores (poderiam ter governo local, mas em assembléias) as pessoas não podiam participar, negociavam artesanato, comercializavam, tinham que participar de guerras, Helots - viviam no campo (eram designadas para a terra, não tinham direitos, serviam os espartanos).
Poder:
O sistema em Atenas, existem três maneiras de governar:
1. A oligarquia era um grupo restrito de pessoas que tinham acesso ao poder (conselho)
2. A tirania é a regra de uma pessoa
3. Democracia era a regra dos cidadãos
No período arcaico, a oligarquia se aplica em Atenas, no período clássico a oligarquia prevalece então a tirania, no período helenístico a monarquia (Alexandre, o Grande)
Mudanças na lei:
Drakon - Em 683 AEC. a monarquia foi substituída pelo domínio dos arcontes, ou seja, funcionários com mandato de um ano. Eles eram, entre outros Archon Eponymus (ex-administrador da cidade), Archon Basileus, que assumiu as funções religiosas do rei, Archon Polemarchos, à frente do exército. Para superar a crise do estado e o problema da dívida crônica dos camponeses, por volta de 624 AEC. Drakon, um dos arcontes da época, reformou a lei. Ele introduziu punições severas ("draconianas"), aboliu a lei da vingança familiar e se juntou ao grupo de arcontes 6 tesmotets.
Solon - em 594 BC introduz reformas sociais e políticas
Social confiar em:
- Dissolução de dívidas (chegou ao ponto em que o devedor estava dando sua própria família e ele próprio)
- Ele ordenou que todos os atenienses fossem comprados
- Proibiu empréstimos contra o devedor
Os políticos consistem em:
- Ele dividiu as pessoas em quatro grupos de propriedades
- Introduziu o tribunal
Klejstenes - em 508 AEC. ele realizou reformas graças às quais a democracia foi formada.
- Ele tirou os direitos dos anciãos do governo e deu ao povo
- Ele criou as Assembléias Populares, às quais todos os cidadãos de Atenas pertenciam, independentemente de seu status de propriedade, seu mandato era vitalício, eles escolheram funcionários e tomaram as decisões estatais mais importantes
- Criou quinhentos conselhos - foram nomeados 50 representantes de cada um dos 10 membros (grupos de cidadãos de Atenas). Suas responsabilidades: resolver casos em andamento e reclamações dos cidadãos, o judiciário na maioria dos casos, controlar funcionários do governo.
- protens (50 pessoas) eram representantes de um dos agentes que estavam de serviço no edifício do Conselho por 36 dias. Eles tinham os mesmos deveres do Conselho dos Quinhentos.
- Os Arcontes eram seus 9+ secretários, foram eleitos por um ano pela Assembléia Popular de cidadãos mais ricos; inicialmente, eles eram os oficiais mais altos, do século aC o poder era limitado ao judiciário.
- Criou a instituição de estrategistas estrela, era um grupo de 10 pessoas eleitas por um ano. Eles eram comandantes de unidades militares emitidas por cada fyl. O mais famoso foi Péricles eleito 16 vezes para este cargo.
- Ele também criou instituições de areópago - eram pessoas que terminavam seus poderes entre os arcontes. Eles controlavam as atividades de outros escritórios, se estavam de acordo com a lei e tratavam de processos de assassinato. Esta posição foi para a vida
O sistema em Esparta
- dois monarcas chefiavam o estado, era um escritório de vida herdado de duas famílias, serviam como sacerdotes e comandavam o exército durante expedições de guerra.
- Os Efor foram cinco deles eleitos por um período de um ano, foram eleitos pela Assembléia Popular, sua tarefa era supervisionar os governantes, eles lidaram com a maioria dos assuntos atuais (internos e externos)
- Conselho de Anciãos (geusia) tinha 28 anos (período vitalício), eles foram escolhidos dentre os espartanos que tinham 60 anos de idade. Sua tarefa era preparar os trabalhos da Assembléia Popular e do Judiciário em alguns assuntos.
- Todos os espartanos adultos aprovaram decisões importantes e nomearam novos funcionários nas Assembléias Populares. Natureza fértil
Cultura grega:
Dividimos em helênico (períodos arcaico e clássico) e helenístico (calculado desde a morte de Alexandre, o Grande)
Religião:
A religião helênica era politeísta. A religião grega estava saturada de forte antropomorfismo. Eles imaginavam deuses à imagem das pessoas, geralmente sempre bonitas e jovens. O "mundo" dos deuses era um mundo hierárquico, porque havia divindades inferiores que talvez nem fossem imortais (por exemplo, ninfas em correntes e fontes) e superiores, cheias de grande poder. Os deuses gregos não eram oniscientes, apenas alguns deles sabiam o que o futuro traria. A liderança no mundo divino pertencia a Zeus, que estava sujeito a todo o campo de exercer poder entre as pessoas. Ele cuidava dos reis, presentes quando a congregação e o conselho estavam sentados, levou o exército a lutar. Zeus era visto como o deus de um céu brilhante e de um raio que caía. O interior da terra, o mundo dos mortos, estava no poder de Hades e sua esposa Perséfone. No entanto, a superfície da terra, seus campos férteis, pertenciam a Deméter. Ela era uma das deusas mãe, guardiã de natureza fértil, que cultivava grãos e era adorada principalmente pelos agricultores. Poseidon era uma divindade do mar aberto, riachos e águas subterrâneas.
O escopo da atividade de Hermes era o movimento, sob sua proteção havia rebanhos e pastores vagando pelas encostas das montanhas, comerciantes e viajantes nas estradas. Amor e encanto homens cativantes eram o campo concedido a Afrodite; luz, inspiração poética, conhecimento do futuro - para Apollo. Dionísio era um deus do êxtase que levou as pessoas ao frenesi em que vagavam pelo deserto. Na época, a natureza apelou para eles, eles viram o deus e seu séquito.
literatura:
Homer - o autor de "Ilíada" e "Odisséia" pertence ao gênero épico chamado epose, não se sabe se ele viveu.
Hesíodo - ele era um poeta cantor. Em seus trabalhos, ele assumiu os problemas do trabalho duro dos agricultores.
Sofona - o primeiro poeta, autor de poesia de amor. Ela viveu e trabalhou na ilha de Lesbos.
Sófocles - autor de Antígona, criador de drama antigo.
Ésquilo - criador da tragédia antiga.
Teatro de Atenas:
No século V aC na literatura grega, o drama alcançará as alturas de seu desenvolvimento, tornando-se uma das partes mais importantes e originais do patrimônio cultural da antiguidade. Os dramas apresentavam um coral e atores, inicialmente um, depois dois e finalmente três. Eles desempenharam mais de um papel, e as peças tiveram mais de três personagens. Os coristas foram escolhidos entre jovens atenienses (apenas homens, mulheres nunca apareceram no palco). Trajes especiais foram costurados para as apresentações, calçados com solas grossas (cunhas). Os atores e o coro usavam máscaras. Eles estavam intimamente relacionados a um papel específico e sinalizaram aos espectadores que um determinado personagem aparece no palco. A tragédia foi uma obra solene, desenhando seu tema a partir de mitos. Ela deveria criar oportunidades de reflexão sobre o comportamento humano, descobrir verdades morais e ensinar o público. Os autores introduziram tópicos atuais neles, tomaram uma posição em assuntos internos importantes. A trama mítica não se incomodou, forçada a formular julgamentos de uma maneira geral, deu a eles um significado atemporal. A comédia foi um espetáculo alegre em que os atores usavam roupas grotescas. A história foi construída com base no princípio do "mundo de cabeça para baixo". Tudo o que era normal era levado a sério, deuses, políticos, relações entre homens e pessoas de diferentes condições e sexo tornaram-se objeto de piadas (os papéis foram revertidos), uma linguagem grosseira, contrastando fortemente com a solenidade do estilo trágico, também foi uma fonte de quadrinhos.
Filosofia (amor à sabedoria):
Filosofia iônica da natureza, visões pregadas pelos filósofos da primeira escola antiga da Grécia, operando em VI - IV aC. Thales of Miletus (por volta de 620 - por volta de 540 aC), filósofo, matemático e astrônomo grego, um dos criadores dos chamados Escola jônica. A questão básica de Thales, assim como de outros filósofos jônicos da natureza, era a questão de "arche", isto é, o começo, fundamento, distorção e estrutura do mundo. Ele afirmou que o arco é o elemento da água, tudo vem dele e volta a ele - ele tirou a conclusão não se referindo a mitos, mas a observação. Os filósofos jônicos da natureza eram chamados hilozoístas (do grego hyle - "matéria" e zoon - "vida") porque proclamavam que a matéria do mundo era animada.
Sócrates - "Eu sei que não sei de nada", foi travado por sofistas. Aluno de Platão. Aristóteles era aluno de Platão. Platão fundou as academias das escolas secundárias e Aristóteles Likajon.
Arquitetura:
Primeiro de tudo, numerosos templos foram construídos em homenagem a vários deuses. Os templos eram amplos e magníficos. Existem três ordens arquitetônicas antigas:
Dorycki, fundada no século 7. A coluna dórica era caracterizada por uma protuberância e um eixo ranhurado, sem base, com cabeça geométrica.
Iônico, suas características eram volutas (pergaminhos) nas cabeças e acroteria. Eles tinham uma base perfilada e eram mais magros que os dóricos.
Coríntio, construído no século V aC Essas colunas eram as mais esbeltas e eram caracterizadas por cápsulas ricamente decoradas. As folhas de acanto eram uma decoração importante das cabeças de Corinto.
A construção residencial foi modesta por causa do desperdício. Os vasos eram um testemunho de riqueza.
Escultura:
A maioria das esculturas foi feita em relação às necessidades religiosas. Os personagens foram retratados como belos rapazes e moças. Eles foram retratados nus, as figuras estavam em movimento e tinham rostos bonitos.
Guerras greco-persas
Razões para as guerras persas: Os persas acusaram os estados gregos da Ásia Menor de prestar homenagem e exigiram que fornecessem tropas e navios de guerra. Essas obrigações sobrecarregavam os gregos insuportavelmente. No entanto, a razão mais importante para sua resistência foram as intervenções persas nos assuntos internos e, principalmente, o apoio que os satrapistas deram aos tiranos que eram impopulares nessa época. A revolta que eclodiu no final do século IV aC encontrou apoio na Grécia continental, especialmente em Atenas, que implantou um pequeno esquadrão. Os persas suprimiram a rebelião, mas também entenderam que, se quisessem controlar calmamente a Ásia Menor, também deveriam impor domínio às ilhas e ao resto da Grécia.
Campanha do ano 490 AEC. A Batalha da Maratona: a batalha foi travada em campo aberto (tal decisão foi tomada pela assembléia por instigação de Miltiades, que sabia o modo como os persas lutavam bem). Ele sabia que a formação de batalha grega, chamada falange (os soldados estavam muito próximos um do outro, de modo que o escudo hoplite protegia seu lado esquerdo e o lado direito do vizinho em várias fileiras, o primeiro estava cheio de lanças. Quebrar a linha significava derrota, porque a falange não podia para se defender de um ataque que não seja o principal) domina o modo de luta persa. A batalha em Maratona terminou em uma vitória devastadora de Atenas.
Expedição Xerxes em 480 BC Batalhas no desfiladeiro das Termópilas e em Salamino: Os helenos tentaram impedir o exército persa da Grécia central, bloqueando a única passagem conveniente do norte através do desfiladeiro das Termópilas. O comando de sua defesa foi confiado ao rei espartano, Leonidas. Kerkses, o rei persa, atacou as tropas gregas no desfiladeiro das Termópilas, pouco depois sua frota iniciou uma batalha naval em águas próximas, que não conseguiu resolver. Inicialmente, Leonidas foi capaz de resistir a suas posições, mas sua posição se deteriorou significativamente, porque os persas, descobriram a existência de um caminho que levava à retaguarda, atacaram os helenos de dois lados. O rei espartano estava ciente da situação. No entanto, ele queria defender o desfiladeiro o maior tempo possível para cobrir a frota em retirada. Mantendo 300 espartanos com ele, Leonidas defendeu a passagem. Os espartanos caíram após uma luta difícil. A conseqüência da batalha das Termópilas foi a captura da Grécia Central pelos persas. Tebas foram para a Pérsia. Atenas se viu em uma situação difícil. A evacuação de pessoas para Salamis e Peloponeso começou, deixando o inimigo vazio. A destruição de Atenas e a queima da Acrópole significaram o pico do sucesso persa. Xerxes poderia esperar que um pequeno esforço fosse suficiente para dominar o resto da Grécia. Tudo o que eles tinham que fazer era dividir a frota grega de 400 navios que ocupavam a costa de Salamis. O derrotismo e a queda do espírito se espalharam no campo grego sob a influência de desastres. Então, Temístocles (líder dos atenienses) decidiu tirar proveito da situação, informou o líder persa sobre a suposta fuga planejada da frota de Salamina. Temístocles aconselhou Xerxes imediatamente. Então os persas decidiram bater. No estreito, navios persas pesados e de baixa rotação não podiam combater os navios retornáveis gregos e a frota persa sofreu derrota. Um número significativo de navios persas foram destruídos. Isso permitiu que os gregos iniciassem operações ofensivas no mar.
Campanha do ano 479 AEC. A Batalha de Platai: Foi a maior batalha daqueles tempos em que 70.000 estavam do lado grego. guerreiros, em persa, pelo menos, o dobro (falange grega se estendeu por 4,5 km). A vitória conquistada definitivamente eliminou o perigo do domínio persa, ainda mais porque não muito depois a flora helênica aliada destruiu o que restava da frota persa após a batalha salamiana.
Como resultado do enfraquecimento da posição de Esparta, uma nova União Marítima foi estabelecida com base na ilha de Delos - chamada União Deli. O objetivo do sindicato era defender os gregos contra os persas. A liderança da Associação foi tomada por Atenas. Os Estados-Membros tiveram de prestar homenagem ou enviar. Esparta, percebendo que sua posição havia caído, deixou de se interessar em fazer mais campanhas contra a Pérsia. Em 454, o tesouro da União foi transferido de Delos para Atenas. Em 449, a paz com os persas foi concluída. Isso significava que as cidades sujeitas à hegemonia de Atenas diante da ameaça persa agora não sentiam necessidade de se submeter a Atenas. No entanto, Atenas foi severamente punida por tentativas de retirada da União.
Nos anos 431 - 404 AEC. houve uma guerra polonesa entre Atenas e Esparta. Esparta vence.
Atenas no século IV aC continuam sendo o principal centro da cultura grega, o florescimento da filosofia. Na primeira metade do século IV aC há uma luta por uma hegemonia na Grécia: Esparta perde seu papel de liderança em Tebas, Atenas está tentando recuperar o significado político, a influência persa está crescendo na Grécia. Em 359 BC Filipe II começa seu reinado, a importância da Macedônia está aumentando rapidamente. Em 338 AEC. Os macedônios vencem os gregos na batalha de Cheronea. Em 336 AEC. Com a morte de Filipe II (provavelmente envenenado), seu filho Alexandre assume as autoridades e suprime as tentativas de revoltar as cidades gregas, subordinando assim toda a Grécia.
Nos anos 334-323 AEC. conquista a Pérsia (333 derrotando o exército de Dario em Issos, 332 capturando o Egito e fundando Alexandria, 331 vitória geral em Gaugamela, perseguindo Dariusz, conquistando a Ásia Central e o Irã, 327-324 tentando a conquista da Índia no rio Indo, 323 Alexandre morre). Após a conquista da Pérsia, ele deu vagões de pilhagem para motivar os guerreiros a continuarem lutando. Após a morte de Alexandre, o país está desmoronando. O diadochowie assumiu o poder nos anos 323 - 321 AEC. Nos anos 321-272, houve um período de guerras diádicas: lutas gigantes terrestres e marítimas não dão sucesso a nenhum dos guerreiros, as monarquias helenísticas são formadas, as mais importantes são os Ptomeles no Egito, os Seleucidas na Síria e na Mesopotâmia e os Antigonídeos na Macedônia. A Grécia foi tomada por Roma até 146.
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