O Departamento de Justiça dos EUA está expandindo a investigação antitruste do Google


Segundo o jornal, o departamento contatou cerca de uma dúzia de entidades, incluindo da indústria de mídia e publicidade para obter informações adicionais. O caso atualmente sendo conduzido pelo ministério concentra-se em questões relacionadas à operação de ferramentas de publicidade digital, segundo fontes de jornais de Nova York.

Nos últimos meses, o ministério fez várias perguntas às empresas concorrentes contra o Google, principalmente sobre como as ferramentas de publicidade da empresa interagem com os produtos de outras empresas do setor de mídia e se a operação delas pode ajudar a empresa a criar uma posição dominante no mercado - escreve "WSJ". Ele acrescenta que a plataforma de publicidade do Google foi construída em grande parte nos fundamentos da aquisição em 2008 da DoubleClick, que fornece tecnologia para publicidade digital.

As atividades que ajudaram o Google a liderar esse segmento foram a integração de seus servidores de publicidade e o início das vendas de espaço publicitário (neste campo, o Google é atualmente o maior concorrente). O diário indica que a decisão do Google de exigir que anunciantes que desejam comprar espaço para suas comunicações na plataforma de vídeo do YouTube também tenha desempenhado um papel importante.

"Wall Street Journal" lembra que a empresa Mountain View atualmente possui ferramentas dominantes em cada elo da cadeia que conecta editores que operam na Internet e anunciantes, o que se traduz em grande controle e poder sobre o processo de monetização de conteúdo digital. Muitos editores e concorrentes do Google no setor de publicidade digital acreditam que a combinação dessas ferramentas com os serviços digitais da empresa, como o mecanismo de pesquisa e a plataforma do YouTube, permite que a empresa se comporte negativamente afetando a concorrência no mercado livre.

O Google, em resposta a essas alegações, argumenta que a competitividade no setor de publicidade digital está no nível certo, e o desejo da empresa de combinar produtos foi justificado pelo desejo de proporcionar uma melhor experiência do consumidor a seus clientes.

Kommentar veröffentlichen

0 Kommentare